Como já se sabe, o fluido refrigerante é o responsável pela troca de calor entre o ambiente interno e o externo nos sistemas de climatização e refrigeração. Por esse motivo, a procedência e a qualidade do produto são essenciais para o desempenho dos equipamentos e também para a segurança dos profissionais e usuários.
Porém, são muitos os casos de comercialização de fluidos de origem e qualidade duvidosas, tanto no Brasil, quanto em vários outros países. Os fluidos refrigerantes falsificados e/ou adulterados são os responsáveis por grande parte dos problemas causados nos compressores, do aumento de pressão e da baixa na eficiência do equipamento.
Além disso, eles são culpados, muitas vezes, pelo aumento no consumo de energia, além de danificarem os sistemas de climatização e refrigeração.
Segundo especialistas, muitos já foram os casos de fluidos contaminados encontrados no mercado serem os causadores de acidentes que resultaram, inclusive, na morte de profissionais do setor de HVAC.
– Explosão ou queima do compressor;
– Travamento e deterioração do compressor;
– Travamento e deterioração dos componentes do sistema;
– Corrosão acelerada no alumínio do anel de curto circuito do rotor e de outros elementos.
Fabricantes tradicionais recomendam que para certificar-se de que um fluido refrigerante é seguro, é imprescindível: verificar no rótulo se o produto é adequado para a aplicação que será feita, prestando atenção nas características e composição, além de verificar se não há falhas ou fugas nos cilindros ou danos à vedação e etiquetas.
É importante também, verificar a origem e conferir todos os dados do fabricante, como nome, endereço, telefone e o lote do produto. Lembrando que todas essas informações devem estar escritas tanto na caixa que o produto vem armazenado, quanto no próprio botijão.
Fluidos refrigerantes devem ser adquiridos em empresas tradicionais e o preço muito atrativo pode ser sinal de perigo, cuidado!
Fonte: http://www.webarcondicionado.com.br/